Monday 23 April 2018

Classificação do sistema harmonizado


Sistema Harmonizado - Informações gerais.
A Nomenclatura regida pela Convenção sobre o Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias, vulgarmente denominada "Nomenclatura HS", é uma nomenclatura internacional multiuso que foi elaborada sob os auspícios da Organização Mundial das Alfândegas (OMA). No momento, existem 155 Partes Contratantes nesta Convenção, no entanto, é aplicado por mais de 200 administrações em todo o mundo, principalmente para a criação de sua tarifa aduaneira nacional e para a coleta de dados estatísticos econômicos. A União Europeia e os seus Estados membros em conjunto representam um bloco de 29 Partes Contratantes na referida Convenção.
A Nomenclatura HS compreende cerca de 5.000 grupos de produtos que são identificados por um código de 6 dígitos e organizados de acordo com uma estrutura legal e lógica baseada em regras fixas. A Nomenclatura Combinada da União Europeia (UE) integra a Nomenclatura HS e inclui subdivisões adicionais de 8 dígitos e notas jurídicas especificamente criadas para atender às necessidades da Comunidade.
A interpretação oficial do SH, que prevê a sua interpretação uniforme em todo o mundo, é assegurada pelo Comité do SH, que inclui representantes das Partes Contratantes da Convenção HS. Outras administrações, organizações internacionais, comércio internacional e indústria são representados como observadores.
A Convenção HS prevê dois tipos de decisões tomadas pelo Comitê do SH:
Decisões que alteram a Convenção, incluindo a sua nomenclatura (procedimento previsto no artigo 16.º) e decisões que "gerem ou interpretem" a Convenção e que normalmente assumem a forma de decisões de classificação, notas explicativas ou pareceres de classificação (procedimento previsto no artigo 8º). Para as últimas alterações às Notas Explicativas do SH e às Opiniões de Classificação, veja o site da OMD.
Em ambos os casos, a UE e os seus Estados membros, em conjunto, dispõem de um único voto. As partes contratantes podem apresentar uma "reserva" contra os dois tipos de decisões. Uma "reserva" contra uma alteração da Convenção (procedimento do Artigo 16) anula a decisão que foi tomada. Por outro lado, o efeito jurídico de uma "reserva" no âmbito de um procedimento do Artigo 8 da Convenção limita-se a uma suspensão da decisão que deve ser reexaminada em uma reunião posterior do Comitê. Na prática, isto significa simplesmente que a decisão definitiva é adiada por 6 a 12 meses.
Em geral, as alterações à Convenção HS tornam-se vinculativas para todas as Partes Contratantes dois anos depois de serem notificadas pelo Secretário-Geral da OMA. No entanto, as decisões relativas à gestão e à interpretação da Convenção são, em geral, consideradas aceitas por todas as Partes Contratantes dois meses após a decisão do Comité HS.
Para mais informações, você pode consultar o site da WCO.

Facilitando o comércio.
Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias.
O Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (HS) constitui a base da Pauta Aduaneira. O HS foi desenvolvido e mantido pela Organização Mundial das Alfândegas (WCO), uma organização intergovernamental independente com mais de 179 membros e com sede em Bruxelas, na Bélgica. O HS é a estrutura de codificação padrão e as descrições de produtos relacionadas utilizadas no comércio internacional.
O que é conformidade com o HS?
A conformidade do SH é a classificação obrigatória e declaração de mercadorias que entram ou saem do Canadá. Como importador ou exportador, você é responsável pelo uso correto do HS quando declara seus bens.
O incumprimento pode resultar em atrasos no momento da liberação de mercadorias, suspensão de privilégios e multas de acordo com o Sistema Administrativo de Penalidade Monetária.
Os dados do HS são reunidos a partir de declarações de importações e exportações. Então, é usado para:
Determinar as taxas do direito apropriadas; Negociar acordos comerciais; Manter estatísticas de comércio; e Identificar bens e embarques que representam um risco para a saúde, segurança e segurança do Canadá.
A Agência de Serviços Fronteiriços do Canadá tem uma multiplicidade de programas, serviços e legislação para educar a comunidade comercial e apoiar o cumprimento voluntário do HS.
Canadá e a Organização Mundial das Alfândegas.
O Canadá é membro da OMD desde 1971. O Canadá é membro do Comité do Sistema Harmonizado e do Subcomitê de Revisão do Sistema Harmonizado.
Comité do Sistema Harmonizado.
O Comité do Sistema Harmonizado da OMD (HSC) é a autoridade internacional de classificação. As sessões de HSC geralmente são realizadas em meados de setembro / início de outubro e meados de março. Os principais papéis do HSC incluem o seguinte:
Resolver disputas de classificação entre as administrações membros; Emitir decisões de classificação para produtos apresentados pelas administrações membros; Trabalhar para assegurar a interpretação uniforme do HS (por exemplo, as notas explicativas do HS); e atualize o HS para incluir mudanças na tecnologia e padrões do comércio internacional.
Subcomitê de Revisão do Sistema Harmonizado.
O Subcomité de Revisão do Sistema Harmonizado (RSC) geralmente se reúne no final de novembro e meados de maio. É responsável pelo exame sistemático e o aperfeiçoamento das propostas de alteração da nomenclatura do SH e a preparação de quaisquer alterações consequentes nas notas explicativas.

Convenção de Sistemas Harmonizados (HS).
O Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias, geralmente denominado Sistema Harmonizado ou simplesmente o "HS", é uma nomenclatura internacional de produtos multiuso desenvolvida pela Organização Mundial de Alfândega (WCO). O SH é regido pela "Convenção Internacional sobre o Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias", que foi adotada em junho de 1983 e entrou em vigor em janeiro de 1988.
O objetivo da Convenção HS é facilitar o comércio e o intercâmbio de informações, harmonizando a descrição, classificação e codificação de mercadorias no comércio internacional. O HS é utilizado para tarifas aduaneiras e a coleta de estatísticas do comércio externo. Também é amplamente utilizado por governos, organizações internacionais e setor privado para muitos outros propósitos, como impostos internos, políticas comerciais, monitoramento de produtos controlados, regras de origem, tarifas de frete, estatísticas de transportes, monitoramento de preços, controles de cotas, compilação de contas nacionais e pesquisa e análise econômica.
O SH é uma nomenclatura para codificação, descrição e classificação de produtos / produtos no comércio internacional. Consiste em mais de 5.000 grupos de commodities, que são estruturados em 21 Seções (Seções I a XXI), 97 Capítulos (1 - 97), títulos de quatro dígitos e subtítulos de seis dígitos. Os capítulos 98 e 99 são apenas para uso nacional. O HS harmoniza a codificação das mercadorias até um esquema de seis dígitos. A maioria das administrações aduaneiras, no entanto, usa um sistema de codificação de mercadorias de dez ou mais dígitos, sendo os seis primeiros dígitos o código HS. Para alcançar a classificação uniforme de mercadorias no SH, ele também contém as Seções, Capítulo e Notas de Subtítulo e Regras Interpretativas Gerais. A interpretação oficial do HS é dada nas Notas Explicativas (5 volumes em inglês e francês) publicados pela WCO. Estas Notas Explicativas também estão disponíveis on-line e em CD-ROM, como parte de um banco de dados de commodities que dá a classificação HS de mais de 200 mil commodities efetivamente comercializadas internacionalmente (Fonte: site da WCO).
O SH vincula as Partes Contratantes. A Convenção e quaisquer disputas são administradas pelo Comitê do WCO HS. O Comitê do HS também prepara alterações atualizando o HS a cada 5 - 6 anos. A última edição do HS agora em vigor é a edição de 2018, seguindo as de 2002 e 2007. A partir de julho de 2018, o HS possui 143 Partes Contratantes (142 países e a UE). A partir de junho de 2018, 128 países implementaram a edição de 2007 e 76 países já implementaram a edição de 2018. Além das 143 Partes Contratantes, muitos outros países e territórios aplicam o HS sem ser Parte Contratante. A partir de julho de 2018, mais de 206 países, territórios e sindicatos econômicos ou aduaneiros estão aplicando o HS na prática. Mais de 98% da mercadoria no comércio internacional é classificada em termos do HS. Informações mais detalhadas sobre as Partes Contratantes ou informações sobre todos os países e territórios que aplicam o HS são fornecidas pela OMA com atualizações regulares em seu site.
Informações mais detalhadas sobre as partes contratantes ou informações sobre todos os países e territórios que aplicam o HS são fornecidas pela OMA com atualizações regulares em seu site.

Speeding Classificação do Item com o Atributo Automatizado do Código do Sistema Harmonizado.
Um dos principais desafios que enfrentam os importadores, exportadores, fornecedores, fabricantes e fornecedores de serviços logísticos (LSP) é a classificação do produto a nível do item.
O Sistema Harmonizado (HS) é utilizado pelas autoridades aduaneiras para cobrar tarifas, controlar cotas em bens e para gestão de riscos. Mais de 190 países e territórios usam o HS como base para a classificação. Como resultado, o HS foi chamado de idioma de troca. A Organização Mundial das Alfândegas (OMD) padronizou os seis primeiros dígitos do Sistema Harmonizado para os países participantes.
Embora os membros devem usar pelo menos 4- ou 6 dígitos para classificação, os números restantes, que definem direitos e impostos específicos, são determinados a nível nacional.
Número do Sistema Harmonizado.
Capítulos - códigos de 2 dígitos que são padronizados entre os participantes.
Cabeçalhos - códigos de 4 dígitos, sendo os dois primeiros o capítulo, que são padronizados entre os participantes.
Subtítulos - códigos de 6 dígitos, sendo os primeiros quatro o título, que são padronizados entre os participantes.
Detalhes específicos do país - Os números restantes podem incluir taxas arancelarias nacionais (geralmente 8 dígitos) ou um número de 10 dígitos podem ser usados ​​para uso estatístico, cotas e análises. Nos Estados Unidos, por exemplo, o número completo de 10 dígitos é denominado Programa Harmonizado de Tarifas do código dos Estados Unidos (HTSUS). Nem todos os países, como a Índia, possuem códigos completos de 10 dígitos.
O Sistema Harmonizado ajuda a padronizar os processos de classificação de mercadorias.
Quais são as Regras Gerais de Interpretação (GRIs)?
As Regras Gerais de Interpretação (GRI 1 a 6) são as principais ferramentas utilizadas para a aplicação diária do HS. As GRIs fornecem o contexto geral para a classificação, a lógica específica que deve ser usada e em qual ordem.
Quais são as Notas Explicativas da OMA?
As Notas Explicativas da OMA são essenciais para uma compreensão completa e correta classificação de bens. As Notas Explicativas da OMA geralmente seguem a mesma estrutura que a tarifa, mas oferecem informações mais detalhadas. Por exemplo, as notas explicam a terminologia utilizada, listam exclusões ou inclusões específicas e detalham certos métodos de produção ou fabricação que podem afetar a classificação.
Quais são as opiniões de classificação?
O Comité do Sistema Harmonizado (HSC) inclui representantes dos municípios participantes. Uma das responsabilidades do comitê é emitir determinações de classificação, ou opiniões, sobre produtos específicos em um Compendium de Opiniões de Classificação. A lista deve incluir o produto, o código HS e, se necessário, a lógica usada para chegar à decisão. É importante notar que a forma como uma opinião é implementada pode variar de acordo com o país.
As autoridades aduaneiras, como a Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá (CBSA), a Alfândega e os EUA Border Protection (CBP), HM Revenue & amp; Alfândega (HMRC), Administração Holandesa de Impostos e Alfândegas (Douane Belastingdienst) e outros, e podem ser obrigados a emitir classificações específicas conforme necessário.
A nível nacional, as autoridades aduaneiras emitiram decisões vinculativas ou informações tarifárias vinculantes (IPV). Na UE, por exemplo, uma IPV de um Estado membro será incluída na base de dados de informações tarifárias europeias (EBTI) operada pela Comissão Europeia (CE), independentemente do país que a emitiu. As decisões são de particular importância para a classificação, uma vez que a informação não incluída na tarifa só pode ser encontrada em uma decisão.
O software do Código do Sistema Harmonizado da Descartes Simplifica o Idioma do Comércio.
A classificação é apenas uma parte da conformidade com o nível de item bem sucedido. Avaliação, acordos de livre comércio (TLCs) e muito mais freqüentemente entram em jogo. Muitas empresas acham difícil e dispendioso gerenciar bancos de dados globais grandes e complexos de conteúdo comercial. Diferentes sistemas, procedimentos manuais e constantes mudanças de foco podem prejudicar a classificação efetiva e levar a multas potenciais. A automatização efetiva de processos selecionados pode resultar em aumentos mensuráveis ​​de produtividade, melhoria de conformidade e redução de custos relacionados à classificação, conformidade e gerenciamento de dados comerciais.
Com um vasto banco de dados de dados relacionados a regulamentos, decisões, deveres e muito mais, Descartes CustomsInfo ajuda os clientes a minimizar barreiras comerciais. Os carregadores multinacionais, corretores aduaneiros, terceirizados fornecedores de logística (3PLs), transitários, operadoras, profissionais de conformidade e outros usam Descartes CustomsInfo para ajudar a construir e manter bancos de dados de classificação complexos para suas operações globais.
Soluções para classificação de itens.
Animação: Descartes CustomsInfo ™ Manager.
Descubra como as empresas líderes alavancaram uma maneira melhor de trabalhar com o Descartes CustomsInfo ™ Manager, um banco de trabalho poderoso, baseado na web, de classificação de itens e gerenciamento de dados.

classificação do sistema harmonizado do sistema
(2018 adição básica de taxas em etapas)
A Pesquisa HTS suporta as seguintes funcionalidades:
Contém qualquer: Insira uma ou mais palavras separadas por um único espaço. Contém Tudo: Digite uma ou mais palavras, cada uma com aspas duplas e separada por um único espaço, ou seja, "Tênis" "sapatos" Contém Frases: Digite uma ou mais palavras separadas por um único espaço entre aspas duplas, ou seja, "Bovinos vivos".
Qualquer palavra ou frase entre aspas coincide exatamente.
Por exemplo - pesquisar leite vai retornar qualquer artigo de tarifa contendo a palavra leite ou seja perto de derivados, enquanto o leite enquanto procura por "lácteos" retornará qualquer tarifa contendo essa palavra exata.

No comments:

Post a Comment